Ototo: “Make Music from Anything”

The Ototo in its natural habitat.

(English more your style? You know the drill…scroll on down!)

Hey there! Eu queria lhe dar uma rápida atualização sobre o status deste blog. Recentemente eu estive fazendo uma pesquisa sobre projetos que apresentam uma correlação interessante entre design e a expansão dos sentidos. Depois de muita consideração eu decidi me concentrar em projetos que apresentam um foco especial no som, trabalhando com o sentido da audição, mas que não se limitam a esse sentido.

Eu tenho um profundo apreço pela música e vários tipos de sound design em si, e também sou um músico. É por estas razões que eu tive esse interesse em experimentos que utilizam o som para inovar.

Entre os muitos projetos que achei, o Ototo é o que mais despertou meu interesse e que mais provocou curiosidade em mim. Trazido à vida com sucesso pelo site de crowd-funding Kickstarter, o Ototo é mais bem resumido pelo seu slogan: “Make music from anything.” (Crie música a partir de qualquer coisa.) Ao conectar suas entradas de sensores à diferentes objetos,o Ototo permite transformar praticamente qualquer coisa em um instrumento.

A questão, como sempre, é a seguinte: como é que funciona?

O Ototo é sobre a interação de som. É essencialmente um sintetizador, com uma entrada de teclado de toque capacitivo de 12 teclas e uma variedade de diferentes sensores que podem ser ligados a quatro entradas de sensor. Tocar as chaves ativa sons diferentes, e conectando materiais condutores às teclas permite que você fazê-los reagir ao toque. Ligando um objeto à uma tecla específica permitirá que você acione a chave ao tocar o objeto.

O kit musical vem com quatro entradas de sensores que controlam diferentes características de som: um para o tom (altura), um para o volume, e dois para a textura do som (timbre – o recurso idiossincrático do som). Isso abre amplo espaço para a experimentação com coisas como sensores de luz que controlam o tom, sensores que reagem ao ar e afetam o som, etc.

Under the Hood

Eu fui atraído pelo Ototo não só pela sua experimentação intrigante com o som, mas também porque torna mais fácil de aprender e experimentar com eletrônicos, controladores, instalações sonoras interativas e música com nenhuma programação ou nenhum computador necessário. Além disso, ele também funciona como um controlador MIDI conectado via USB regular, funcionando como um teclado para os típicos aplicativos de música.

Espero que você também ficou intrigado com este projeto fascinante! Durante as próximas semanas eu estarei me aprofundando no mundo do Ototo e vendo exatamente o que ele tem a oferecer. Eu quero melhorar o meu conhecimento da tecnologia por trás dele e também entender suas limitações e o espaço para crescimento. Uma coisa que já me chamou a atenção é seu limite de uma oitava – eu entendo que isso mantém o Ototo portátil e foi certamente decidido pela equipe do Ototo depois de muita pesquisa e deliberação, mas é algo a considerar.

Até a próxima vez eu convido você a assistir o vídeo de pitch do Ototo de seu Kickstarter.

~Matt

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Hey there! I’d quick to give a quick update on the status of this blog. Recently I’ve been doing research on projects that present an interesting correlation between design and the expansion of the senses. After much consideration, I decided to home in on projects that present a special focus on sound, working with the sense of hearing, but that are not limited to that one sense.

I have a deep appreciation for music and all kinds of sound design in itself and I am also a musician; it is for these reasons that I have gained such an interest in experiments that use sound to innovate.
Among the many projects I ran across, Ototo is the one that piqued my interest the most and sparked much curiosity in me. Successfully brought to life by the crowd-funding website Kickstarter, Ototo is best summed up by its de-facto slogan: Make music from anything.” By connecting its sensor inputs to different objects, Ototo allows you to turn virtually anything into an instrument.

The question, as always, is: how does it work?

Ototo is all about sound interaction. It is essentially a synthesizer, with a 12-key capacitive touch keyboard input and a variety of different sensors which can be connected to 4 sensor inputs. Touching the keys triggers different sounds, and connecting conductive materials to the keys allows you to make them react to touch.  Connecting an object to a specific key will allow you to trigger that key by touching the object.

The musical kit comes with four sensor inputs that control different characteristics of sound: one for pitch, one for loudness, and two for the texture of the sound (timbre – the idiosyncratic feature of the sound). This opens up room for experimentation with things like light sensors that control the pitch, sensors that react to breath and affect the sound, etc.

I was drawn to Ototo not only for its exciting experimentation with sound, but also because it makes it easy to learn about and experiment with electronics, controllers, interactive sound installations and music with no coding or computer required. Beyond that, it also doubles as a regular USB-connected MIDI controller, functioning as an input keyboard for typical music applications.

Rock out with your circuits out…and your cables…and your connectors…

Hopefully you too were intrigued by this fascinating project! During the next few weeks I will be delving deeper into the world of the Ototo and seeing exactly what it has to offer. I want to improve my understanding of the technology under its hood and also understand its limitations and room for growth. One thing that has already caught my attention is the one-octave limit – I understand it keeps the Ototo portable and was surely decided on by the Ototo team after much research and deliberation, but it is something to consider.

Until next time I invite you to watch the pitch video for Ototo on its original Kickstarter page.

~Matt

Plugged in. Literally.

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